carregando...

carregando...

Encontre em

Agro 4.0: O que é?

Agro 4.0: O que é?

O agro 4.0 vem ajudando os empresários do campo a aumentar a produtividade, o programa Agro 4.0 visa estimular e fomentar o uso de tecnologias no agronegócio.  

A iniciativa é da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) com os ministérios da Economia (ME), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A agricultura 4.0 consiste em um conjunto de tecnologias que buscam a otimização da produção e gestão agrícola em diferentes estágios, aprimorando o controle, o monitoramento e a forma de se trabalhar.

O campo é a locomotiva do país: o setor impulsiona não apenas a nossa economia, mas também a inserção e propagação das novas tecnologias. O conceito “4.0”, que está completando 10 anos, está presente em cada etapa da cadeia produtiva. Nas soluções tecnológicas e automação de dados, na evolução de insumos e maquinários, na gestão de operações e monitoramento de resultados: a tecnologia é protagonista no agro brasileiro.

A aplicação de tecnologias nas lavouras e na gestão de negócios agrícolas ajudou a consolidar o Brasil como potência do setor, colocando-o entre os mais competitivos do mundo. O país alcançou o segundo lugar na exportação mundial de alimentos, segundo a Organização Mundial do Comércio (OMC).

Se o problema for conectividade, a chegada da rede 5G é fundamental para a garantia de uma internet de qualidade, que irá ajudar no desenvolvimento das regiões agrícolas. É o que facilitará o acesso ao conhecimento e a expansão do uso de ferramentas tecnológicas que ajudarão o agro a crescer com eficiência.

Diante de todo esse cenário, podemos afirmar que a tecnologia está provocando forte e positivo impacto em todo o ecossistema do agronegócio brasileiro, sendo motivo de orgulho para os produtores que, safra após safra, batem recorde.

 E não para por aí: os desafios crescem, à medida que a população mundial aumenta. Com mais pessoas para se alimentar, é preciso ganhar ainda mais eficiência.